quinta-feira, 11 de setembro de 2025

“O balanço de semana e meia de eventos em Salvador/Penamacor entre 28 de agosto e 7 de setembro”


Por José Morais

Fotos: Projeto Salvador Histórias da Minha Aldeia

A aldeia de Salvador, viveu na última semana e meia, entre 28 de agosto e 7 de setembro, alguns bons momentos, tanto de animação, como de fé, foram três os eventos realizados, “Festas de Verão”, “Convívio da Confraria Amigos da Punheta de Bacalhau”, e os “Festejos Religiosos em Honra de Santa Sofia”.

O projeto “Salvador Histórias da Minha Aldeia” acompanhou os eventos, registando alguns dos bons momentos, e um deles, bateu sem dúvida o recorde de visualizações, onde foram superadas as expetativas, a “Festa Religiosa em Honra de Santa Sofia”, a atingir até à altura da publicação deste artigo em 11 de setembro de 2025, de “31577” visualizações, temos de referir, de que quatro horas depois da realização da Santa Missa e da Procissão, pelas 16 horas já havia mais de “15000” visualizações, numero que este ano superou as edições anteriores, com visualizações quase dos quatro cantos do mundo.  

 

Aqui ficam os números de cada dia, e as visualizações totais:

 

Festas de Verão:

 

1º Dia:15200

2º Dia: 23500

3º Dia: 17300

4º Dia: 23500

Total: 79500 visualizações

 

“Convívio da Confraria Amigos da Punheta de Bacalhau”

 

17100 – Visualizações

 

 

“Festejos Religiosos em Honra de Santa Sofia”

 

31577 – Visualizações

 

Total das visualizações de todos os evento:

 

128177 – Visualizações

 

E assim terminamos com estes números, as visualizações de todos os eventos realizados entre 28 de agosto e 7 de setembro, o projeto “Salvador Histórias da Minha Aldeia”, mais uma vez quis marcar presença, divulgar, e mostrar o que se passa na nossa Aldeia, tanto para os presentes, como fora da mesma.

Quero agradecer em especial ao Senhor Padre Rui Miguel, por ter autorizado a recolha de imagens da Santa Missa e Procissão, e assim as mesmas poderem chegar a muitos que não puderam marcar presença.

Um obrigado a todos, um Bem-hajam.

domingo, 7 de setembro de 2025

“Festa Religiosa em Honra de Santa Sofia 2025”


Senhora da Oliveira Padroeira de Salvador, acompanhou Santa Sofia, a “Devota” dos Salvadorenses

 

Por: José Morais

Os tradicionais Festejos Religiosos em Honra de Santa Sofia, realizaram este domingo 7 de setembro, com um domingo a surgir muito nublado, e alguns aguaceiros, em nada impediu que muitos devotos de Santa Sofia se dirigissem ate à Capela no alto da serra, para assistir à Santa Missa, que foi presidida pelo Senhor Padre Rui Miguel.

Pouco passava da 10 horas, era dada o início à Santa Missa com o Senhor Padre a fazer a homilia, explicando as leituras bíblicas, seguindo-se a comunhão, e terminando com um discurso, falando da atualidade, de importância da igreja, deixando ainda alguns recados, e a mensagem final, com todos os presentes fossem em paz.

Seguiu-se a tradicional procissão, a mesma foi acompanhada pela Banda da Aldeia de João Pires, que também acompanhou a Santa Missa, os devotos de Santa Sofia, acompanharam os dois andores, o de Santa Sofia e Senhora da Oliveira a padroeira, que seguiam os guiões, percorrendo as principais ruas da aldeia, e que terminou na igreja matriz.

O Senhor Padre Rui Miguel, antes das imagens entrarem na igreja, deixou várias palavras a todos os presentes, onde agradeceu a presença de todos, seguindo-se depois a entrada dos andores na igreja, onde ficaram as imagens, para os devotos poderem ver e rezar junto às mesmas.

Com as condições climatéricas que este domingo se apresentou pela manhã, muitos questionavam se haveria procissão, que se acabou por realizar, já que o tempo foi propicio a isso, e onde a chuva não marcou presença, deixando assim todos satisfeitos, onde puderam muitos cumprir as suas promessas.

Foram sem dúvida momentos emotivos de muitas pessoas, muitos mais um ano não quiseram falhar, e podemos considerar que com todas as alterações, foi sem dúvida muito positivo, com o povo de Salvador a marcar presença massiva, onde ficou a promessa de muitos voltarem em 2026.

 

As alterações dos festejos

 

Os tradicionais Festejos em Honra de Santa Sofia, decorreram este ano de maneira diferente, nas quase 70 primaveras que tenho, e pela boca de muitos, e dos mais idosos da aldeia, tanto eu, no que me lembro, e essas pessoas também, sempre foi tradição os mesmos realizarem-se no primeiro fim-de-semana de setembro.

É certo, de que em tempos de pandemia, e como proteção das pessoas, foi realizada a procissão, apenas com a Santa Sofia a ser transporta de trator, voltado após ter passada a mesma, ao habitual.

Em 2025, existiram mudanças, a organização das tradicionais festas de Salvador, resolveu antecipar numa semana os festejos civis, que denominaram de “Festas de Verão” que se realizaram, de 28 a 31 de agosto, ficando os festejos religiosos a serem realizados como sempre no primeiro domingo de setembro, que este ano calhou dia 7.

Não querendo interferir com quem organiza, nem apontado o dedo a A ou B, não é esse o interesse deste espaço denegrir seja quem for, já que é um espaço independente, e feito para divulgar o que se passa na nossa aldeia de Salvador, não posso deixar de expressar o descontentamento de muitos, por estas alterações.

Antes de publicarmos e divulgarmos alguma notícia, a mesma tem de ser verdadeira, e ouvindo sempre as partes intervenientes, soubemos no início de ano, fins de fevereiro ou início de março, de que as festas iriam ser antecipadas, porem em agosto assim que saiu o cartaz, ficou a minha admiração de serem “Festas de Verão” e não “Festas em Honra de Santa Sofia”.

Falando com a organização, a mesma informou de que o Senhor Padre não aceitou a alteração, ouvido, entretanto o Senhor Padre, o mesmo disse que apenas menos de um mês antes, foi informado da mudança, e que as tradições eram para se manter, nós demos a notícia, apresentamos os programas de ambos os eventos, como nos compete fazer, e as reações não foram as melhores da maior parte dos Salvadorenses e amigos da Aldeia, que rapidamente reagiram.

Como disse anteriormente, a nossa função é o de divulgar, dar voz, mas a pergunta fica no ar por muitos, o porque desta mudança, qual o interesse, será para continuar, já não se respeitam as tradições, a vontade do povo, e não poderia haver um entendimento com o Senhor Padre, numa conversa antecipada e com tempo?

A pergunta fica no ar, as explicações para quem de direito.

 

O filme da Santa Missa e da Procissão já se encontra disponível, como tínhamos avisado poderia haver falhas na transmissão por falta de internet que surgiu quase no final, foi compensado com gravação não em direto, para não se perder nada do evento.

Bem-hajam.

 

Pode visualizar este filme em:

https://youtu.be/u37MxT-E2LI

 

Podem ainda visualizar outros filmes na nossa página em: www.youtube.com/@salvadorhistoriasdaminhaaldeia/videos  

 

Votos de bons momentos…

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

“Festa Religiosa em Honra de Santa Sofia 2025”


Vamos transmitir em direto no Facebook

 

Dia 7 de Setembro de 2025

 

Por: José Morais

A tradicional “Festa Religiosa em Honra de Santa Sofia”, de Salvador/Penamacor, realiza-se no próximo domingo dia 7 de setembro na “Capela de Santa Sofia”.

Este ano, com alterações na data da festa civil, a parte religiosa mantem-se, e será realizada como habitualmente tem acontecido ao longo dos anos, sempre no primeiro domingo do mês de setembro, mantendo-se assim a tradição dos nossos antepassados.

Estando assim programada, a Santa Missa realiza-se pelas 10 horas na Capela de Santa Sofia, sendo presidida pelo Senhor Padre Rui Miguel, e depois da homília, segue-se a tradicional Procissão pelas ruas da aldeia, até à Igreja Matriz, cumprindo-se assim a tradição.

Salvador Histórias da Minha Aldeia, irá assim mais um ano fazer a transmissão no Facebook da Missa e da Procissão, porem, poderá surgir algum imprevisto, pelas más condições de sinal, já que a internet tem nas últimas semanas funcionado com imensas falhas.

Se não for possível fazer a transmissão em direto, está assegurada a gravação, e será publicado depois de seguida o vídeo do evento.

terça-feira, 2 de setembro de 2025

“Convívio Anual da Confraria Amigos da Punheta de Bacalhau de Salvador/Penamacor.2025”


Por: José Morais

Realizou-se esta segunda-feira 1 de setembro mais um convívio da “Confraria Amigos da Punheta de Bacalhau de Salvador/Penamacor.

Como tem acontecido desde a sua primeira edição, criada em 7 de setembro de 2020, e realizada sempre no dia seguinte dos Festejos anuais em Honra de Santa Sofia, este ano sofreu alteração, já foi realizado no dia seguinte após terem terminado as festas de verão, já que este ano, a festa civil e a festa religiosa são celebradas em dias diferentes, a Confraria aproveitou a logística deixada pelas festas civis.

O convívio iniciou-se ao início da tarde no recinto das festas, com os confrades a preparam o tradicional o tradicional Rei, o Bacalhau, desfiando o mesmo, para o prato principal, a tradicional, “Punheta”, seguindo o colocar o mesmo de molho, para mais tarde ser preparado.

Entretanto os confrades iam confraternizando, com alguns petiscos, e em animada cavaqueira. O convívio começou mais animado com a chegada dos músicos, o Diogo e o Marco, que com as suas concertinas e acordeão, animaram as festa.

Depois do apetitoso jantar estar preparado, com um excelente Bacalhau à Braz, e a Rainha da Festa a “Punheta”, foi tempo de todos os confrades se deliciarem com o saboroso pitéu, continuando com a animada cavaqueira.

Após o jantar, foi tempo da direção se dirigir a todos os Confrades, onde foram apresentados os novos Confrades a entrar em 2026, sendo posta a votação se haveria acordo, o qual era unanime de todos, sendo ainda feitos alguns esclarecimentos, e sugeridas algumas alterações que se deveriam ser aplicadas no futuro.

Após as intervenções de diversos Confrades, foi altura da tradicional foto de grupo, seguindo a arruada pelas ruas da Aldeia de Salvador, com algumas paragens, onde os Confrades e os músicos, animaram vários Salvadorenses, com uma paragens junto à rulote Charly, onde foi oferecida bebidas a todos.

Porem, o momento alto e marcante da arruada do Convívio Anual da Confraria Amigos da Punheta de Bacalhau de Salvador/Penamacor.2025, fui a paragem junto à Igreja Matriz de Salvador, onde os músicos Diogo e Marco cantaram uma música especial, dedicado à Virgem Maria.

Com os Confrades a chegarem ao ponto de partida, o recinto das festas da aldeia, foi tempo de recordar, dar mais dois dedos de conversa, e deixar no ar a vontade de que chegue 2026, para mais um convívio da Confraria dos Amigos da Punheta de Bacalhau de Salvador, e receber assim os novos Confrades.

Foi sem dúvida uma tarde e noite muito animada, com o tempo muito agradável, em mais uma iniciativa que vem valorizar Salvador, já que são as mesmas que dinamizam a nossa aldeia.

Ficam os agradecimentos a todos, como a todos que apoiaram.

Um Bem-hajam, e até 2026, para mais um Convívio Anual da Confraria Amigos da Punheta de Bacalhau de Salvador/Penamacor.

O vídeo deste evento já está publicado no nosso canal no YouTube, clique no link e visualize o mesmo: https://youtu.be/1YoXkvBrYVc   

 

Podem ainda visualizar outros filmes na nossa página em: www.youtube.com/@salvadorhistoriasdaminhaaldeia/videos  

 

Votos de bons momentos…

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

“Atualizações do canal de televisão SALVADOR – TV no YouTube com o filme “4º Dia Festas Verão.2025 em Salvador/Penamacor”


Salvador Histórias Da Nossa Aldeia – TV

 

“4º Dia Festas Verão.2025 em Salvador/Penamacor”

 

Por: José Morais

Já está publicado o vídeo do “4º Dia Festas Verão.2025 em Salvador/Penamacor”, alguns momentos com atuação da Banda Remix.

 

Para ver o vídeo no YouTube, clique no link:

https://youtu.be/YjYdc5KA3b4

 

Podem ainda visualizar outros filmes na nossa página em: www.youtube.com/@salvadorhistoriasdaminhaaldeia/videos

 

Bons momentos…

domingo, 31 de agosto de 2025

“Convívio Confraria Amigos da Punheta de Bacalhau de Salvador/Penamacor.2025”


Por José Morais

Realiza-se esta segunda-feira dia 1 de setembro, o tradicional convivo da Confraria Amigos da Punheta de Bacalhau de Salvador/Penamacor.

Os Confrades vão reunir-se no recinto das Festas de Salvador, a meio da tarde desta segunda-feira, onde será elaborado o tradicional prato português de bacalhau, uma refrescante salada de verão, como mais algumas iguarias feitas com este famoso peixe apreciado pelos portugueses.

Segue-se depois o tradicional jantar com todos os Confrades, para saborear e deliciarem-se com o tradicional petisco, seguindo depois a tradicional arruada, desfilando pelas ruas da aldeia de Salvador, animando todos, com muita música.

Assista à passagem dos Confrades pelas ruas, ou assista pelo Facebook aos melhores momentos.

 

Um pouco de história

 

Apesar de o nome do prato poder às vezes indignar alguns, é um prato tradicional que deixamos um pouco da sua história:

“Poderá o mesmo remontar à Idade Média tendo sido inicialmente confecionado com outros peixes e, mais tarde, com o bacalhau seco, que era muitas vezes o pouco recurso alimentar que os viajantes da época dispunham. Também conhecido como “Punheta de Bacalhau” este prato tem um enorme sucesso de norte a sul do país”.



“Atualizações do canal de televisão SALVADOR – TV no YouTube com o filme “3º Dia Festas Verão.2025 em Salvador/Penamacor”


Salvador Histórias Da Nossa Aldeia – TV

 

“3º Dia Festas Verão.2025 em Salvador/Penamacor”

 

Por: José Morais

Já está publicado o vídeo do “3º Dia Festas Verão.2025 em Salvador/Penamacor”, alguns momentos com atuação da Banda Acesso

 

Para ver o vídeo no YouTube, clique no link:

https://youtu.be/tCLl2orABaI

 

Podem ainda visualizar outros filmes na nossa página em: www.youtube.com/@salvadorhistoriasdaminhaaldeia/videos

 

Bons momentos…

sábado, 30 de agosto de 2025

“Atualizações do canal de televisão SALVADOR – TV no YouTube com o filme “2º Dia Festas Verão.2025 em Salvador/Penamacor”


Salvador Histórias Da Nossa Aldeia – TV

 

“2º Dia Festas Verão.2025 em Salvador/Penamacor”

 

Por: José Morais

Já está publicado o vídeo da “1º Dia Festas Verão.2025 em Salvador/Penamacor”, alguns momentos com atuação da Banda Rilufe..

 

Para ver o vídeo no YouTube, clique no link:

https://youtu.be/j6ylr6wngIo

 

Podem ainda visualizar outros filmes na nossa página em: www.youtube.com/@salvadorhistoriasdaminhaaldeia/videos

 

Bons momentos…

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

“Atualizações do canal de televisão SALVADOR – TV no YouTube com o filme “1º Dia Festas Verão.2025 em Salvador/Penamacor”


Salvador Histórias Da Nossa Aldeia – TV

 

“1º Dia Festas Verão.2025 em Salvador/Penamacor”

 

Por: José Morais

Já está publicado o vídeo da “1º Dia Festas Verão.2025 em Salvador/Penamacor”, alguns momentos.

 

Para ver o vídeo no YouTube, clique no link:

https://youtu.be/oPQNl-oAU0s

Podem ainda visualizar outros filmes na nossa página em: www.youtube.com/@salvadorhistoriasdaminhaaldeia/videos

 

Bons momentos…

sábado, 2 de agosto de 2025

“Festa Religiosa em Honra de Santa Sofia 2025”


Por: José Morais

A tradicional “Festa Religiosa em Honra de Santa Sofia”, de Salvador/Penamacor, realiza-se no dia 7 de setembro na Capela de Santa Sofia.

A Santa Missa realiza-se pelas 10 horas na capela, sendo presidida pelo Senhor Padre Rui Miguel, depois da homília, segue-se a tradicional Procissão pelas ruas da aldeia, até à Igreja Matriz, cumprindo-se assim a tradição de muitos anos.

“Festas de Verão 2025”


Salvador dias 28/29/30 e 31 de Agosto

 

Por: José Morais

Realizam-se as traicionais Festas de Salvador/Penamacor nos dias 28/29/30 e 31 de agosto, serão três dias de muita animação, com um programa muito interessante.

O primeiro dia dos festejos inicia-se na quinta-feira 28, com a abertura do bar, jogos tradicionais, e a noite será abrilhantada pelo “Duo Marco e Diogo” até de madrugada.

No segundo dia, sexta-feira 29, abertura do bar, jogos tradicionais, e a noite será abrilhantada pelo “Grupo Rilufe”, havendo depois animação noite dentro com “Tiago Robalo”.

O terceiro dia, sábado 30, abertura do bar, jogos tradicionais, e a noite será abrilhantada pelo “Grupo Band Acesso”, havendo depois animação noite dentro com “Dilcio”.

O quarto e último dia domingo 31, abertura do bar, jogos tradicionais, e a noite será abrilhantada pelo “Grupo Remix”, havendo depois animação noite dentro com “Makximus”.

Ao longo dos dias de festa, está ao dispor de todos, um esmerado serviço de bar e restaurante.

Participe, e divirta-se numa das mais emblemáticas festas da região.

“Festas em Salvador 2025”


Por: José Morais

Os tradicionais festejos anuais na aldeia de Salvador/Penamacor, vão pela primeira vez desde que se realizam, sofrer alterações, com uma tradição de mais de 100 anos, onde os festejos em Honra de Santa Sofia, eram sempre realizados no primeiro fim de semana de setembro, tanto a parte civil, como a parte religiosa.

Este ano será diferente, com a organização a antecipar a parte civil numa semana, sendo nos dias 28, 29, 30 e 31 de agosto, com esta alteração, os festejos não se vão chamar de “Festas em Honra de Santa Sofia”, mas sim “Festas de Verão”, por sua vez, a parte religiosa será denominada de “Festa Religiosa em Honra de Santa Sofia”.

Sendo assim, e não havendo acordo entre a organização deste ano dos festejos civis, com o Senhor Padre Rui Miguel, que não quer quebrar a tradição da parte religiosa, de se realizar no primeiro fim de semana de setembro, as festas anuais de Salvador serão dividas em duas partes, o qual iremos publicar de seguida o programa de ambas.

domingo, 6 de julho de 2025

“Finalmente pronto o “Hino Confraria Amigos da Punheta de Bacalhau de Salvador”

Por: José Morais

Em 2023, escrevia a letra para o “Hino da Confraria”, entretanto tentou que alguém conseguisse fazer a letra para o mesmo, hoje, apresentamos finalmente o “Hino” completo, com a música feita pelo Irmão Missionário Artur Pinto, o qual agradeço, um amigo que se disponibilizou a fazer a mesma para a nossa “Confraria”.

Fica assim aqui a letra final, e a música, a qual é interpretada pelo Irmão Missionário Artur Pinto, esperando que seja do vosso agrado.

Votos de bons momentos, um bem-já para todos

 

 

“Hino Confraria Amigos da Punheta de Bacalhau de Salvador”

 

“O Fado da Confraria”

 

 

Há confraria em Salvador

Onde o bacalhau é rei

Mostrar aldeia com louvor

Como confrade que serei

 

 

Ser Confrade é um prazer

Salvadorense uma paixão

Com a Confraria a ter

Salvador no coração

 

 

 

Nesta Confraria de Salvador

Segunda-feira depois da festa

Faça chuva ou calor

Há sempre tempo para esta

 

 

Divulgar a aldeia com rigor

Será uma tradição para manter

Amigos do bacalhau de Salvador

A Confraria o irá fazer

 

Letra: José Morais

Música: Irmão Missionário Artur Pinto

sexta-feira, 16 de maio de 2025

“Celebração 13 de Maio Nossa Senhora Fátima em Salvador”


Salvador continua a manter a tradição

 

Por: José Morais

Fotos: Flávio Simão. Carla Carreto, Nuno Cruz

Vídeos: Eduardo Justino, António Costa, Manuel Gonçalves

 

A aldeia beirã de Salvador, pertencendo ao concelho de Penamacor do distrito de Castelo Branco, é uma das aldeias portuguesas que tem a honra de possuir uma “Capela de Nossa Senhora de Fátima”, e o onde os seus habitantes, e devotos, continuam a manter a tradição da celebração do 13 de Maio.

Salvador, mais um ano cumpriu a tradição, e celebrou o 13 de Maio “Nossa Senhora de Fátima”, com alguns Salvadorenses a preparar a celebração, onde embelezaram algumas ruas da aldeia, para receber a procissão e todos os seus participantes, com a organização a ser feita pela igreja.


A tradição iniciou-se na segunda-feira dia 12 pelas nove horas, junto à Capela da Senhora de Fátima, com o retira a Santa da Capela, seguiu.se algumas orações, que foram presididas pelo Padre Rui Miguel, a procissão foi efetuada pelas ruas da aldeia de Salvador, que terminou na igreja Matriz da aldeia, onde foi colocado o andor da Senhora de Fátima, e onde se rezou mais uma vez.


Na terça-feira dia 13, pelas onze hora foi realizada uma missa na Igreja Matriz, seguindo-se depois a procissão pelas ruas de Salvador, até à “Capela de Nossa senhora de Fátima”, onde todos os presentes se puderam despedir de Nossa Senhora de Fátima, onde existiram os pedidos de muita Fé, Amor, Saúde e Paz, despedindo-se os fiéis da mesma até para o ano, e cumprindo assim mais um ano a tradição dos Salvadorenses.

A edição deste ano possui sem dúvida poucas imagens, porem foi o que foi possível recolher, ficando alguns desses melhores momentos, para recordar esta velha tradição, o qual agradecemos as imagens dos seus autores.

Um bem-haja para todos.

Podem visualizar o filme em: https://youtu.be/jntp8MNKNvY

quarta-feira, 7 de maio de 2025

“Celebrações Nossa Senhora de Fátima em Salvador/Penamacor.2025”


As tradições mantem-se na nossa aldeia de Salvador

 

Por José Morais

Cartaz: José Morais

Anualmente cumpre-se a tradição das celebrações do 13 de Maio “Nossa Senhora de Fátima”, e a Aldeia de Salvador como acontece por esse Portugal fora, vai mais uma vez celebrar, e temos de relembrar que é uma das poucas aldeias portuguesas que ergueu e possui uma “Capela em Honra da Senhora de Fátima”.  

No dia “12 de Maio segunda-feira”, será feita a concentração junto à Capela da Senhora de Fátima, seguindo pelas 21 horas a “Procissão das Velas” pelas ruas da Aldeia até á Igreja Matriz.

Na terça-feira dia “13 de maio pelas 11 horas”, será celebrada a Eucaristia na Igreja Matriz de Salvador, seguindo-se a Procissão pelas ruas da aldeia até à Capela da Senhora de Fátima.

Será assim mais um ano a tradição a cumprir-se em Salvador, o que tem acontecido ao longo dos anos, onde se veem colchas artisticamente decoradas às janelas, arcos de flores e diversas lâmpadas acesas.

 

Horários:

 

Segunda-feira dia 12 de maio:

21 Horas Capela Nossa Senhora Fátima, seguido da Procissão das Velas pelas ruas da Aldeia, até à Igreja Matriz.

 

Terça-feira dia 13 de maio:

11 horas Igreja Matriz de Salvador Eucaristia, seguindo da Procissão das Velas pelas ruas da Aldeia até à Capelas Nossa Senhora de Fátima.

sexta-feira, 2 de maio de 2025

“Atualizações do canal de televisão SALVADOR – TV no YouTube com o filme “Caça aos Ovos de Páscoa em Salvador/Penamacor”


Salvador Histórias Da Nossa Aldeia – TV

 

“Caça aos Ovos de Páscoa em Salvador/Penamacor”

 

Por: José Morais

Já está publicado o vídeo da “Caça aos Ovos de Páscoa em Salvador”, alguns dos melhores momentos.

 

Para ver o vídeo no YouTube, clique no link: https://youtu.be/mqMxEmZSuhM

Podem ainda visualizar outros filmes na nossa página em: www.youtube.com/@salvadorhistoriasdaminhaaldeia/videos

 

Bons momentos…

"Caça aos Ovos da Páscoa em Salvador”


Um domingo de Páscoa diferente com muita animação na nossa aldeia de Salvador

 

Por: José Morais/com Bruna da Silva

No passado dia 20 de abril, domingo de Páscoa, a nossa aldeia de Salvador, viveu uma tarde de alegria, cheia de crianças, pais, familiares e amigos, numa iniciativa realizada pelo segundo ano, a “Caça aos Ovos da Páscoa”.

Uma ideia de duas irmãs, a Bruna da Silva, uma filha da terra, e de sua irmã Leslie Gonçalves que nasceu em França, já que seus pais são portugueses e foram emigrantes, ambas viveram muitos anos nesse país, e quiseram fazer esta iniciativa na nossa aldeia de Salvador, algo que se faz muito em França, e em 2024 fizeram a primeira edição que foi positiva, este ano voltaram a repetir, a qual foi sem dúvida um grande sucesso.

Bruna da Silva, confessou um pou


co de receio de existir pouca adesão, porem, avançaram com a ideia, já que o objetivo que era dar mais vida à nossa aldeia de Salvador, onde as crianças muitas vezes são esquecidas, no sentido que existem poucas actividades para as mesmas.

Bruna e Leslie, tentaram ver a melhor maneira para organizar o evento, falando com a Junta de Freguesia, tiveram o apoio a cem por cento, e em 2024 a primeira edição contou apenas com uma equipa de oito pessoas, porem, o sucesso da mesma, deu força para voltar a organizar novamente este ano, e o resultado foi o de ter o dobro do sucesso.

Mas porque uma caça aos ovos?

 

É um jogo, que consiste em esconder ovos de chocolate coloridos nas ruas da nossa aldeia de salvador, e que permite também aos Salvadorenses, e a pessoas que ainda residem na aldeia, em ver essa alegria em especial das crianças, num dia especial que é a Páscoa.


Assim, é dada a cada criança um pequeno cesto, onde as mesmas vão guardando todas as guloseimas que vão encontrando, e que podem desfrutar depois ao longo da semana, e ao mesmo tempo, poder também ter dado uma oportunidade de desfrutar do sol ao ar livre, após um longo e chuvoso inverno, mas, principalmente porque é um jogo familiar, e é claro, que se espera continuar para o ano, e que cada vez seja melhor.

Bruna da Silva, confessa que o tempo para a preparação foi pouco, mas ficou de coração cheio, por ver tanta felicidade nas crianças, e deixa um grande obrigado a todos.

Os agradecimentos ficam para os Pais e Crianças, Junta de Freguesia de Salvador, Posto Territorial da GNR de Penamacor, Bombeiros de Penamacor e Município de Penamacor.

Bruna da Silva quer deixar um agradecimento especial a toda a equipa que ajudou, foi fantástica, e é ela foi constituída por; Leslie Goncalves, Sílvio Veigas, Andreia Lucas, Vanessa Moiteiro, Carine Agostinho, Cátia Raposo, Filipe Ramos, Sara Carreto, Luis André Ascensão, Luis Borrego, Gonçalo Esteves, Martim Antunes, Guilherme Luis, João, Tiago, Roberto, Duarte Simão Beatriz Pires, Filipa Matos, Elisabete Cordeiro e a Nádia Borrego.


O evento que teve início pelas 14 horas no recinto das festas junto à Junta de Freguesia, com os mais pequenos procurando os ovos e guloseimas, estendeu-se tarde dentro, com um grande convívio, onde as crianças tinham um insuflável à sua disposição, e no final foi oferecido um lanche de confraternização.

Temos de dar os parabéns à organização, e aplaudir este evento, e referir que são estas iniciativas que se devem repetir mais vezes, temos de ser criativos, e promover a nossa aldeia, e temos de valorizar a coragem e a iniciativa da Bruna e da Leslie, para levar para a rua esta “Caça aos Ovos da Páscoa”, pelo segundo ano consecutivo, agora esperamos por mais iniciativas destas, e aproveito para deixar mais um apelo, exista união em todos os Salvadorense, corram todos o mesmo lado, criem eventos como acontece nas aldeias vizinhas, só assim podemos ser mais conhecidos, como fomos em tempos, relembrando o Grupo das Maias, ou o nosso Rancho Folclórico, não esquecendo os nossos festejos em Honra de Santa Sofia, que em tempos foram as melhores dos arredores.

Um bem-haja a todos.

Pode visualizar os melhores momentos no filme já publicado no nosso canal de TV em: https://youtu.be/mqMxEmZSuhM

Podem ainda visualizar outros filmes na nossa página em: www.youtube.com/@salvadorhistoriasdaminhaaldeia/videos