terça-feira, 2 de maio de 2023

“Celebrações em Salvador-Penamacor de Nossa Senhora de Fátima”

Clique no cartaz para aumentar



Salvador mantém a tradição…

 

Por: José Morais

Cartaz: José Morais

A aldeia de Salvador como acontece por esse Portugal fora, anualmente cumpre a tradição de celebrar “Nossa Senhora de Fátima”, e no próximo “dia 12 de Maio pelas 21 horas”, sexta-feira, será realizada a “Procissão das Velas” pela Aldeia, a mesma, sairá da capela erguida em “Salvador” em sua Honra, de salientar que é uma das poucas aldeias que ergueu e possui uma Capela em honra da Senhora de Fátima”.  

No sábado dia “13 de maio pelas 12 horas”, será celebrada a Eucaristia na Igreja de Salvador, seguindo-se a Procissão pelas ruas da aldeia até à Capela da Senhora de Fátima.

Será assim mais uma tradição que se cumpre em Salvador ao longo dos anos, onde se veem colchas artisticamente decoradas às janelas, arcos de flores e diversas lâmpadas acesas.

 

Um pouco da história de Nossa Senhora de Fátima

 

Reza a história, que Nossa Senhora de Fátima fez sua primeira aparição a 13 de maio do ano de 1917 na pequena aldeia de Fátima, num local denominado de “Cova de Iria”, onde se conta que apareceu a três crianças pastorinhas, eram elas a Lúcia de Jesus, de 10 anos, Francisco, de 9 anos, e Jacinta, de 7 anos.

Pensaram na altura que iria chover, e recolheram-se para se irem embora, mas surgiu um segundo clarão no cimo de uma azinheira, e logo de seguida viram Nossa Senhora de Fátima, com o acontecimento, e muito assutados tentaram correr, mas Nossa Senhora logo os tranquilizou, e pediu que não tivessem medo, já que ela vinha do Céu.

Reza a história que segundo os relatos dos três pastorinhos, a visão seria de uma “Senhora que brilhava mais que o Sol”, e nas suas mãos segurava um Rosário, e serenamente dizia às crianças, “Estou aqui para vos pedir que venhais aqui durante seis meses seguidos, sempre no dia 13 de maio, à mesma hora, e depois vos direi quem sou e o que quero, e em seguida voltarei aqui mais um sétima vez”.

 E estas aparições aconteceram durante sete meses, como prometido, porem, “Nossa Senhora” antes de se ir embora ainda disse, “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo, e o fim da guerra”.

Em 1919 foi construída a Capelinha das Aparições, no local onde Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos.

 

Horários:


Sexta-feira dia 12 de maio:

21 Horas Capela Nossa Senhora Fátima Procissão das Velas pela Aldeia

 

Sábado dia 13 de maio:

12 horas Igreja matriz de Salvador Eucaristia, seguindo Procissão das Velas pela Aldeia até à Capelas Nossa Senhora de Fátima.

Participe...