sexta-feira, 29 de setembro de 2023

“Museu de Salvador”



Sabia que existe um “Museu” na aldeia de Salvador…

 

Por: José Morais

Salvador Histórias da Minha Aldeia, foi à procura de notícias do antigamente na nossa aldeia, e visitou recentemente o “Museu” que está situado na parte esquerda da nossa Igreja Matriz, entre a Casa Mortuária e a Sacristia, algo que passa despercebido a muitos Salvadorenses, e onde também muitos nem sabem que existe, desconhecendo a criação do mesmo já há diversos anos, mas acabando por não ter sido desenvolvido o projeto.

Muitos foram os Salvadorenses que contribuíram doando diversas peças, roupas antigas, utensílios de lavoura, peças de artesanato, entre outras coisas, o caso por exemplo da mobília da Dona Carlota, uma pessoa abastada da aldeia, a qual a utilizava no Campo Frio.

A promessa da criação do “Museu” já existe há muitos anos, ficou ao longo dos mesmos estagnada, e provisoriamente foi colocado naquele espaço entre a Casa Mortuária e a Sacristia, com alguns, mas poucos objetos em exposição, onde muitos estão guardados em armários e gavetas, sem nunca serem expostos por não haver condições, e sem o dito “Museu” ser divulgado, o que origina a que muitos Salvadorenses nem tenham conhecimento da existência do mesmo, mesmo em más condições.

Depois de alguns contatos, e tentar saber a opinião de alguns Salvadorenses, um dos lugares de eleição para se montar o “Museu”, seria a antiga escola primária, a qual está desativada, ao abandono, e sem uso atualmente, e esta foi uma das perguntas que recentemente foi feita a José Caiado, que faz parte do executivo da Junta de Freguesia, numa conversa informal que fizemos em direto, onde perguntamos quais os projetos para o futuro “Museu”, onde foi colocada a pergunta, porque não fazê-lo na antiga escola?

E José Caiado respondia assim; “Neste momento não pertence à Junta, sim à igreja, o mesmo também não está muito acessível, já que se terá de entrar pela igreja”.



Temos de salientar aqui, que o acesso até pode ser feito por fora da igreja, já que possui uma porta separada da mesma, o qual pode ser visto na foto publicada, porem, José Caiado respondia de que; “Pode-se tentar criar um novo espaço na aldeia, já que existem alguns edifícios da junta de freguesia”.

Colocamos então a última pergunta, o porquê, de não utilizar a antiga escola que está ao abandono, podendo uma das partes da mesma ser para o museu? ao qual respondia: “Essa ideia seria interessante, porem, na escola antiga está a ser elaborado um outro projeto para criação de postos de trabalho, e aí não será possível, mas existem outras opções, pode ser as antigas instalações da junta de freguesia, ou edifícios que querem doar à junta, temos de aguardar”.

É claro que temos de aguardar, este um tema que já vem há muitos anos a ser falado, e continua estagnado, nos contatos feitos, nos dados recolhidos, e informações dadas, dizem de que o “Museu” não faz parte da igreja, mas sim do povo, da aldeia, onde a pergunta fica, a quem pertence o dito “Museu” que está esquecido e praticamente escondido?



Com tanto tempo de existência provisória, ainda não existe a vontade de resolver o problema, de arranjar um local onde se possa expor as muitas coisas oferecidas já há muitos anos, e onde se podem expor novas coisas que muitos Salvadorenses querem oferecer, mas onde as condições são inexistentes.

E já agora, onde se podem também expor diversos coisas pertencentes ao Grupo de Cantares Regionais “As Maias”, e o Rancho Folclórico “As Maias”, de Salvador, não será que merecem um espaço para serem recordados, mostrando assim os seus trajes e utensílios, ficando também a pergunta, onde andam esses pertences.

Esta, mais uma das histórias antigas que “Salvador Histórias da Nossa Aldeia” trazer até vós Salvadorenses e Amigos de Salvador, recordações, chamando a atenção do que se pode mudar, para tentar que Salvador possa evolui, e ser mais reconhecido.

Ficam assim algumas fotos do atual “Museu”, e podem visualizar o pequeno filme que elaboramos, para alguns recordarem, e outros verem pela primeira vez, aquilo que muitos desconhecem.

Bem-hajam


Podem ver o filme do atual museu no filme publicado em: 

Para ver o vídeo no YouTube, clique no link:

www.youtube.com/@salvadorhistoriasdaminhaaldeia/videos

Para ver o vídeo no MEO/KANAL, para quem possuir o MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código 923516”, e ver neste canal, este e outros filmes, podendo consultar toda a nossa programação.

Bons momentos…




 





sábado, 23 de setembro de 2023

“Confraria Amigos da Punheta de Bacalhau de Salvador já Possui um Hino”



E os Salvadorenses continuam em força, anunciando novas iniciativas, desta vez vem da parte da “Confraria Amigos da Punheta de Bacalhau de Salvador”, que anunciaram hoje o seu “Hino”.

Um Hino interessante, onde a nossa aldeia se destaca, e onde a Confraria promete levar o seu nome da mesma o mais longe possível.

Fica assim o cartaz comemorativo, e o “Hino”, esperemos que gostem.

 

Bem-hajam  

 

“Hino Confraria Amigos da Punheta de Bacalhau de Salvador”

 

Uma Confraria já possui Salvador

Onde o Bacalhau é rei

Mostrar a aldeia com louvor

Como Confrade que sou a defenderei

 

Ser Confrade é um prazer

Ser Salvadorense uma paixão

Com a Confraria a ter

Salvador sempre no coração

 

Nesta Confraria de Salvador

Os Confrades trazem a aldeia no coração

Tendo a Confraria ao seu dispor

Salvadorenses com paixão

 

Será uma tradição para manter

Divulgar a aldeia com rigor

A Confraria o irá fazer

Amigos da Punheta de Bacalhau de Salvador

 

José Morais (23/09/2023)

domingo, 17 de setembro de 2023

“As estatísticas e o balanço final dos diretos do Festejos em Honra de Santa Sofia 2023



“Salvador Histórias da Minha Aldeia” teve um grande desafio, fazer diretos dos Festejos em Honra de Santa Sofia, com seis meses de existência, este projeto fez algo arrojado, e pelo balanço final podemos considerar muito positivo.

Com mais de 2300 amigos a seguirem-nos, temos as contas finais do resultado dos diretos os quais deixamos aqui:

 

Balanço Final:

 

. Alcance em visualizações: 10731

. Gostos: 6837

. Comentários: 787

. Partilhas: 1697

 

De salientar que os momentos mais altos e visualizados foi:

Sábado: Com a atuação do Grupo Musical USKAD KASA, que ultrapassou mais de 3000 visualizações.

Domingo: Transmissão da Celebração da Missa na capela em Honra de Santa Sofia, que ultrapassou mais de 2500 visualizações, muitas delas além-fronteiras.

Obrigado a todos.

Bem-hajam

“Atualizações dos canais de televisão SALVADOR – TV com os filmes “Festejos em Honra de Santa Sofia”

 


Salvador Histórias Da Nossa Aldeia – TV

“Festejos em Honra de Santa Sofia”

 

Por: José Morais

Depois de já estarem disponíveis no YouTube os filmes publicados sobre os Festejos de Santa Sofia, terminamos agora as atualizações, com os mesmos publicados no MEO/KANAL, esperando que passem e recordem bons momentos.

 

Para ver o vídeo no YouTube, clique no link:

www.youtube.com/@salvadorhistoriasdaminhaaldeia/videos

Para ver o vídeo no MEO/KANAL, para quem possuir o MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código 923516”, e ver neste canal, este e outros filmes, podendo consultar toda a nossa programação.

Bons momentos…