sexta-feira, 16 de maio de 2025

“Celebração 13 de Maio Nossa Senhora Fátima em Salvador”


Salvador continua a manter a tradição

 

Por: José Morais

Fotos: Flávio Simão. Carla Carreto, Nuno Cruz

Vídeos: Eduardo Justino, António Costa, Manuel Gonçalves

 

A aldeia beirã de Salvador, pertencendo ao concelho de Penamacor do distrito de Castelo Branco, é uma das aldeias portuguesas que tem a honra de possuir uma “Capela de Nossa Senhora de Fátima”, e o onde os seus habitantes, e devotos, continuam a manter a tradição da celebração do 13 de Maio.

Salvador, mais um ano cumpriu a tradição, e celebrou o 13 de Maio “Nossa Senhora de Fátima”, com alguns Salvadorenses a preparar a celebração, onde embelezaram algumas ruas da aldeia, para receber a procissão e todos os seus participantes, com a organização a ser feita pela igreja.


A tradição iniciou-se na segunda-feira dia 12 pelas nove horas, junto à Capela da Senhora de Fátima, com o retira a Santa da Capela, seguiu.se algumas orações, que foram presididas pelo Padre Rui Miguel, a procissão foi efetuada pelas ruas da aldeia de Salvador, que terminou na igreja Matriz da aldeia, onde foi colocado o andor da Senhora de Fátima, e onde se rezou mais uma vez.


Na terça-feira dia 13, pelas onze hora foi realizada uma missa na Igreja Matriz, seguindo-se depois a procissão pelas ruas de Salvador, até à “Capela de Nossa senhora de Fátima”, onde todos os presentes se puderam despedir de Nossa Senhora de Fátima, onde existiram os pedidos de muita Fé, Amor, Saúde e Paz, despedindo-se os fiéis da mesma até para o ano, e cumprindo assim mais um ano a tradição dos Salvadorenses.

A edição deste ano possui sem dúvida poucas imagens, porem foi o que foi possível recolher, ficando alguns desses melhores momentos, para recordar esta velha tradição, o qual agradecemos as imagens dos seus autores.

Um bem-haja para todos.

Podem visualizar o filme em: https://youtu.be/jntp8MNKNvY

quarta-feira, 7 de maio de 2025

“Celebrações Nossa Senhora de Fátima em Salvador/Penamacor.2025”


As tradições mantem-se na nossa aldeia de Salvador

 

Por José Morais

Cartaz: José Morais

Anualmente cumpre-se a tradição das celebrações do 13 de Maio “Nossa Senhora de Fátima”, e a Aldeia de Salvador como acontece por esse Portugal fora, vai mais uma vez celebrar, e temos de relembrar que é uma das poucas aldeias portuguesas que ergueu e possui uma “Capela em Honra da Senhora de Fátima”.  

No dia “12 de Maio segunda-feira”, será feita a concentração junto à Capela da Senhora de Fátima, seguindo pelas 21 horas a “Procissão das Velas” pelas ruas da Aldeia até á Igreja Matriz.

Na terça-feira dia “13 de maio pelas 11 horas”, será celebrada a Eucaristia na Igreja Matriz de Salvador, seguindo-se a Procissão pelas ruas da aldeia até à Capela da Senhora de Fátima.

Será assim mais um ano a tradição a cumprir-se em Salvador, o que tem acontecido ao longo dos anos, onde se veem colchas artisticamente decoradas às janelas, arcos de flores e diversas lâmpadas acesas.

 

Horários:

 

Segunda-feira dia 12 de maio:

21 Horas Capela Nossa Senhora Fátima, seguido da Procissão das Velas pelas ruas da Aldeia, até à Igreja Matriz.

 

Terça-feira dia 13 de maio:

11 horas Igreja Matriz de Salvador Eucaristia, seguindo da Procissão das Velas pelas ruas da Aldeia até à Capelas Nossa Senhora de Fátima.

sexta-feira, 2 de maio de 2025

“Atualizações do canal de televisão SALVADOR – TV no YouTube com o filme “Caça aos Ovos de Páscoa em Salvador/Penamacor”


Salvador Histórias Da Nossa Aldeia – TV

 

“Caça aos Ovos de Páscoa em Salvador/Penamacor”

 

Por: José Morais

Já está publicado o vídeo da “Caça aos Ovos de Páscoa em Salvador”, alguns dos melhores momentos.

 

Para ver o vídeo no YouTube, clique no link: https://youtu.be/mqMxEmZSuhM

Podem ainda visualizar outros filmes na nossa página em: www.youtube.com/@salvadorhistoriasdaminhaaldeia/videos

 

Bons momentos…

"Caça aos Ovos da Páscoa em Salvador”


Um domingo de Páscoa diferente com muita animação na nossa aldeia de Salvador

 

Por: José Morais/com Bruna da Silva

No passado dia 20 de abril, domingo de Páscoa, a nossa aldeia de Salvador, viveu uma tarde de alegria, cheia de crianças, pais, familiares e amigos, numa iniciativa realizada pelo segundo ano, a “Caça aos Ovos da Páscoa”.

Uma ideia de duas irmãs, a Bruna da Silva, uma filha da terra, e de sua irmã Leslie Gonçalves que nasceu em França, já que seus pais são portugueses e foram emigrantes, ambas viveram muitos anos nesse país, e quiseram fazer esta iniciativa na nossa aldeia de Salvador, algo que se faz muito em França, e em 2024 fizeram a primeira edição que foi positiva, este ano voltaram a repetir, a qual foi sem dúvida um grande sucesso.

Bruna da Silva, confessou um pou


co de receio de existir pouca adesão, porem, avançaram com a ideia, já que o objetivo que era dar mais vida à nossa aldeia de Salvador, onde as crianças muitas vezes são esquecidas, no sentido que existem poucas actividades para as mesmas.

Bruna e Leslie, tentaram ver a melhor maneira para organizar o evento, falando com a Junta de Freguesia, tiveram o apoio a cem por cento, e em 2024 a primeira edição contou apenas com uma equipa de oito pessoas, porem, o sucesso da mesma, deu força para voltar a organizar novamente este ano, e o resultado foi o de ter o dobro do sucesso.

Mas porque uma caça aos ovos?

 

É um jogo, que consiste em esconder ovos de chocolate coloridos nas ruas da nossa aldeia de salvador, e que permite também aos Salvadorenses, e a pessoas que ainda residem na aldeia, em ver essa alegria em especial das crianças, num dia especial que é a Páscoa.


Assim, é dada a cada criança um pequeno cesto, onde as mesmas vão guardando todas as guloseimas que vão encontrando, e que podem desfrutar depois ao longo da semana, e ao mesmo tempo, poder também ter dado uma oportunidade de desfrutar do sol ao ar livre, após um longo e chuvoso inverno, mas, principalmente porque é um jogo familiar, e é claro, que se espera continuar para o ano, e que cada vez seja melhor.

Bruna da Silva, confessa que o tempo para a preparação foi pouco, mas ficou de coração cheio, por ver tanta felicidade nas crianças, e deixa um grande obrigado a todos.

Os agradecimentos ficam para os Pais e Crianças, Junta de Freguesia de Salvador, Posto Territorial da GNR de Penamacor, Bombeiros de Penamacor e Município de Penamacor.

Bruna da Silva quer deixar um agradecimento especial a toda a equipa que ajudou, foi fantástica, e é ela foi constituída por; Leslie Goncalves, Sílvio Veigas, Andreia Lucas, Vanessa Moiteiro, Carine Agostinho, Cátia Raposo, Filipe Ramos, Sara Carreto, Luis André Ascensão, Luis Borrego, Gonçalo Esteves, Martim Antunes, Guilherme Luis, João, Tiago, Roberto, Duarte Simão Beatriz Pires, Filipa Matos, Elisabete Cordeiro e a Nádia Borrego.


O evento que teve início pelas 14 horas no recinto das festas junto à Junta de Freguesia, com os mais pequenos procurando os ovos e guloseimas, estendeu-se tarde dentro, com um grande convívio, onde as crianças tinham um insuflável à sua disposição, e no final foi oferecido um lanche de confraternização.

Temos de dar os parabéns à organização, e aplaudir este evento, e referir que são estas iniciativas que se devem repetir mais vezes, temos de ser criativos, e promover a nossa aldeia, e temos de valorizar a coragem e a iniciativa da Bruna e da Leslie, para levar para a rua esta “Caça aos Ovos da Páscoa”, pelo segundo ano consecutivo, agora esperamos por mais iniciativas destas, e aproveito para deixar mais um apelo, exista união em todos os Salvadorense, corram todos o mesmo lado, criem eventos como acontece nas aldeias vizinhas, só assim podemos ser mais conhecidos, como fomos em tempos, relembrando o Grupo das Maias, ou o nosso Rancho Folclórico, não esquecendo os nossos festejos em Honra de Santa Sofia, que em tempos foram as melhores dos arredores.

Um bem-haja a todos.

Pode visualizar os melhores momentos no filme já publicado no nosso canal de TV em: https://youtu.be/mqMxEmZSuhM

Podem ainda visualizar outros filmes na nossa página em: www.youtube.com/@salvadorhistoriasdaminhaaldeia/videos