sábado, 24 de janeiro de 2026

“Revivendo as Janeiras”


Salvador marcou presença com os Grupo Manter Tradições

 

Por: José Morais/com Flávio Simão

Foto: Câmara Municipal Penamacor

O Canto das Janeiras tem origem em antigas tradições populares portuguesas ligadas ao início do ano. Surgiu como um costume de celebrar a chegada de janeiro, desejando bom ano, saúde e prosperidade às famílias. Os grupos percorriam as ruas e casas cantando, muitas vezes recebendo alimentos ou pequenas ofertas em troca, mantendo viva uma tradição comunitária de partilha, música e esperança para o novo ano.


E esta tradição não morrer, e muitas são as aldeias e vilas que anualmente continuam a não deixar morrer a mesma em janeiro. Numa organização de Eduardo Geraldes, as Janeiras foram cantadas esta sexta-feira dia 23 na igreja matriz da aldeia de Aranhas.

Reinterpretação criativa e inovadora das Janeiras por uma orquestra profissional e grupos de todas a freguesias do concelho de Penamacor, foi o mote para a celebração das mesmas.

As aldeias de todo o concelho participaram com os seus grupos, e a nossa aldeia de Salvador também marcou presença como o Grupo Manter Tradições, constituído por: Flávio Simão, Alfredo Silva, Gonçalo Borrego, Micaela Serraninho e Roberto Serraninho.

Este evento contou com o apoio do Município de Penamacor, e estava inserido na Festa das Varas do Fumeiro de Aranhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário