quinta-feira, 11 de abril de 2024

“Celebrações Pascoais em Salvador 2024…”



Por: José Morais

Fotos Flávio Simão

Vídeos: Rafael Nabais e Alfredo Costa

Celebrar a Páscoa, é muito tradicional em muitas terras de Portugal, e a Beira-Baixa é uma zona de grande tradição, a nossa aldeia de Salvador mais um ano seguiu e cumpriu a mesma.

As celebrações iniciaram-se como sempre com a “Encomendação das Almas”, é uma tradição popular católica secular, desde pelo menos o século XVII, e é composto por um rito de cunho religioso, onde são entoados cantos lamentosos, geralmente de caráter lúgubre, através dos quais os participantes rezam pelas almas de seus familiares já falecidos ou pelas almas de muitos outros mortos que consideram ainda necessitar de orações.

Após a “Encomendação das Almas” segue-se os “Martírios do Senhor”, são cânticos religiosos populares de origem eclesiástica, destinados a lembrar os padecimentos de “Cristo”, desde a sua prisão até à agonia na cruz, para que os fiéis possam meditar no significado da sua paixão e morte.

E por último as “Alvíssaras”, uma manifestação popular de alegria pela “Ressurreição de Jesus Cristo”, realizada no “Sábado de Aleluia”, na véspera do dia de Páscoa, e a esses cânticos se passou a chamar “Alvíssaras”, justamente porque os populares anunciavam a boa nova da “Ressurreição”, pedindo recompensa por esse anúncio.

A tradição cumpriu-se assim mais uma ano em “Salvador”, de referir que a “Encomendação das Almas” e os “Martírios” existe rigor nas vestes, onde o preto tem de estar sempre bem presente, e as lanternas, também estão sempre presentes, já que representa o antigamente quando não existia luz.

Segundo a tradição, tanto a “Encomendação das Almas” como os “Martírios”, são entoados nos balcões, de salientar de que estes últimos são cantados em primeiro na primeira semana em três balcões, na segunda semana em cinco balcões, e na terceira semana em nove balcões.

Ao contrário das “Alvíssaras”, estas que tem os seus cânticos na noite de aleluia, véspera de Domingo de Páscoa, são alegres, e são entoadas à porta da igreja, e pelas ruas da aldeia, acompanhados por adufes, de referenciar que todas estas celebrações e cânticos quaresmais iniciam à porta da igreja.

Fica aqui alguns destes momentos realizados este ano na nossa aldeia de Salvador, podendo ver clicando no link: https://www.youtube.com/watch?v=1O6b2idvTzE e pode também assistir a todos os vídeos em: https://www.youtube.com/@salvadorhistoriasdaminhaaldeia/videos

Um bem-haja, e bons momentos de descontração.

Sem comentários:

Enviar um comentário